BIBLIOTECA PÚBLICA NEIVA MARIA ANDREATTA COSTELA

          Uma história que começou em 18 de novembro de 1940. A Biblioteca Municipal de Chapecó foi criada pelo então prefeito, 1º Tenente João Elói Mendes. Desde aquela época, com um pequeno número de livros, 100 exemplares, iniciou o atendimento ao público. Em 1978, por meio do concurso público, Neiva Maria Andreatta Costella passou a gerenciar com muito empenho a biblioteca, mas veio a falecer aos 33 anos de idade, em 25 de dezembro de 1983 por problemas de saúde.
Em sua homenagem, em 17 de agosto de 1984, a biblioteca passou a se chamar “Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella”. O espaço tem como objetivo atingir o maior número de usuários em todas as idades, fornecendo informações técnicas, científicas e sociológicas para a difusão da leitura e da literatura.

O acervo é composto atualmente por aproxidamente 50 mil volumes e o número de sócios é de 25 mil 982. Durante a cerimônia que marcou a passagem dos 75 anos da Biblioteca, o Prefeito José Caramori, destacou que mesmo com o advento das novas tecnologias que levaram a literatura para uma nova era com os livros digitais, os usuários da Biblioteca Pública de Chapecó continuam prestigiando o livro impresso. “Percebemos que os chapecoenses que frequentam este espaço acreditam que a leitura de um livro deve ser lenta, de ponta a ponta e por que não dizer saboreada, para poder entender todo seu teor”, enfatizou.

Informações

Onde: Rua Benjamin Constant, 110 - Centro

Contato: (49) 2049-9002 | bibliotecapm@chapeco.sc.gov.br

Horário: De 2a à 6a das 8h às 19h

Texto: J.T. | Descubra Chapecó

Fonte: Prefeitura de Chapecó