PIRATUBA

          Com seus 5 mil habitantes, no meio Oeste do Estado, Piratuba pertence à região geográfica intermediária de Chapecó e imediata de Concórdia. É bastante conhecida por seu polo turístico, principalmente por suas Águas Termais.

A história da cidade tem início em 1910, quando a Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul foi construída.

A empresa responsável pela obra - Brasil Railway - instalou um acampamento para seus operários nas margens do Rio do Peixe e então em fevereiro de 1949, surgiu o município de Piratuba.

          O turismo, hoje sua base econômica, teve início em 1964 quando a PETROBRÁS – que buscava petróleo – perfurou um poço com 2.271,30 metros de profundidade e ao invés de Petróleo descobriu um lençol de águas sulfurosas de 38,6°, a 674 metros.

Em 1975 então, a Companhia Hidromineral foi constituída e com a instalação do Parque Termal, Piratuba entrou na rota dos principais destino turísticos do Sul do Brasil, recebendo hoje mais de 450 mil turistas por ano.

 

📍 Atrações Turísticas:

➡️ Usina Hidroelétrica de Machadinho

Informações aqui.

➡️ Passeio de Maria Fumaça

Informações aqui.

 

➡️ Rota do Engenho

O passeio fica anexo ao Parque Três Pinheiros e ao Hotel Fazenda do Engenho.

Durante o passeio, o visitante poderá divertir-se com tirolesa, carro de lomba, passeio de trenzinho e também visitar mais de cem espécies de animais exóticos e ornamentais, conhecer o processo de destilação de cachaça e grappa e ainda degustar de produtos produzidos no local (cachaça, grappa, licores, doces de frutas, chimier e suco de uva integral).
Aberto todos os dias do ano com visitações diárias, durante a visitação crianças poderão fazer passeio de pônei já incluso no valor do ingresso, sendo que crianças menores de cinco anos acompanhadas pelos pais não pagam ingresso.

 

➡️ Feira de Artesanato

Todo sábado das 08h00 à 12h00 os artesãos de Piratuba fazem exposição e comercialização dos produtos. Com barraquinhas organizadas, a Feira acontece na Rua 13 de Março, entre os hotéis, na entrada do Parque Termal.
A variedade de produtos é grande. Nas barraquinhas é possível encontrar artesanatos feitos em madeira, PVC, palha e tecidos. Brinquedos, artigos para a casa, decoração, réplicas, placas, panos de prato, lembrancinhas de Piratuba, presentes, além de bolachas e biscoitos produzidos artesanalmente.

 

➡️ Casa Colonial

A Casa Colonial de Piratuba é o local onde o turista encontra todos os produtos que saem direto da propriedade rural até o consumidor. As pequenas agroindústrias instaladas no município produzem alimentos de qualidade, que atendem todos os quesitos exigidos pela Vigilância Sanitária. Bolachas, bolos, frutas, legumes, bebidas e uma variada linha de artesanato também são encontradas.

 

➡️ Termas de Piratuba

A Companhia Hidromineral, carro chefe do turismo de Piratuba, dispõe de uma estrutura ampla e moderna, que atende crianças, jovens, adultos e idosos. Com piscinas abertas, cobertas e chuveirinhos ao ar livre, banheiras de hidromassagem, duchas e rampas de deslizamento, o Parque Termal se habilita a receber turistas em qualquer época do ano e o lazer é garantido para pessoas de qualquer idade. As áreas de camping também estão disponíveis para os visitantes. Além do lazer nas águas termais, os turistas podem curtir a natureza exuberante da cidade. 

A água termal de Piratuba jorra do poço, que tem 674 metros de profundidade e abastece as piscinas diariamente. A água sobe com força natural. A temperatura, também natural, de cerca de 38º em qualquer estação do ano. A água é sulfurosa e possui propriedades terapêuticas, o que proporciona um banho agradável e relaxante.

Contato: (49) 3553-0112 | ciahidromineral@gmail.com

Site das Termas 

 

➡️ City Tour

Conhecidos como "jardineiras", os ônibus levam os visitantes pela cidade com a companhia de guias que vão informando sobre cada ponto turístico. O trajeto passa pela Casa da Memória, Chafariz da Avenida, Casa Colonial, Igreja Católica, Estação Ferroviária. O passeio também segue até a cidade vizinha de Ipira, onde os turistas conhecem a Casa da Bolacha, Cascata da Usina, Ervateira Nosswitz e a Cervejaria Berg Bier.

Em um roteiro integrado o turista ainda poderá visitar a cidade de Treze Tílias que Inclui: Casa do Chocolate; Caso do Artesanato; Malharia; Escultores; Praça; Igreja; Minicidade; Transporte e guia. A cidade de Machadinho, com passagem pela UHE Machadinho; Igreja; Estátua Frei Rogério Teófilo; Museu; Balneário; Transporte e Guia e a cidade de Itá com visitação na Casa da Memória; Museu; Praça; Mirante da Usina; Torres da Igreja; Transporte e Guia. Marcelino Ramos Inclui: Águas Termais; Santuário N. S. Salete; Mirante; Transporte e Guia.

Agendamentos pelos telefones: (49) 3553-0058 | 3553-0085

Informações

Onde: Aproximadamente 130km de Chapecó

Contato: prefeiturapiratuba@gmail.com | (49) 3553 0146

Site da cidade

Site da cidade - II 

Texto: J.T. | Descubra Chapecó

Fonte: Prefeitura de Piratuba