DIGO CARDOSO

          Rodrigo Cardoso dos Santos, o “Digo” , é o pioneiro da Streetart em Chapecó e o queridinhos dos chapecoenses nesse quesito. Mas engana-se quem pensa que ele é queridinho somente aqui! Sua arte  está muito além das fronteiras do Grande Oeste, tendo deixado sua marca em lugares como Alemanha (Crimmitschau, Magdeburg, Berlim), Inglaterra (Londres e Birmingham) , França (Paris e Vitry-sur-Siene) e inclusive em Medellin, nossa cidade-irmã, a pedido da Embaixada Brasileira em Bogotá.

          Grafiteiro e artista plástico, Digo nasceu no interior de São Paulo, morou um tempo em Curitiba quando finalmente e se mudou para Chapecó - aos 12 anos. Foi nessa transição de cidades que passou a se interessar pelo graffiti e estudar mais sobre essa arte. Em 2001 enquanto concluía a 8ª série, em visitas a um amigo em Curitiba - este que na época aprendia fazer letras de pichação - Digo logo tratou de aprender também  e voltou para a terrinha já cheio de conhecimento para seus primeiros passos.

Mas foi somente em 2009, quando conheceu uma pessoa que o incentivou a tirar os desenhos da gaveta para mostrar ao mundo, que sua carreira iniciou de fato.

“O graffiti é isso mesmo, ele respira, tem vida, não necessariamente é uma pintura feita para durar para sempre” 

- Digo Cardoso.

          As obras de Digo podem ser encontrados em todo cantinho da nossa cidade, enchendo de vida e cores nossas ruas e espaços! Dentre suas artes mais marcantes na terrinha, ouso dizer que o Mural da Eternidade (Painel na Arena Condá) tem um peso especial, não só para todos nós como imagino que para ele também.

➡️ Como homenagem a um ano do acidente da Chapecoense, a Prefeitura + a ACF convidaram o Digo para o trabalho incrível de retratar as 64 faces dos brasileiros mortos na tragédia de 29 de novembro. (As famílias também receberam quadros com uma miniatura do trabalho feito no Mural).

          Paralelo a isso, Digo foi também convidado pelo Atlético Nacional para eternizar a união com a Chape nas paredes do estádio Atanasio Girardot, em Medellín.

Ambos os painéis ficaram geniais e tem um peso especial na carreira do artista e na história de nossa cidade.

          Recententemente, Digo participou da pintura de um primeiro Painel em prol ao Projeto Ocupa Chapecó.

E sem dúvida esse é só o começo de muita coisa legal e de (muito) talento que vem por aí! 

📍 Mais sobre as obras do Digo aqui.

Informações

Contato: digoadr@hotmail.com | (49) 9.9993-1737

FacebookInstagram

Texto: J.T. | Descubra Chapecó

Fonte: Digo Cardoso