FLORESTA  NACIONAL DE CHAPECÓ

          A Floresta Nacional de Chapecó (FLONA) é uma unidade de conservação brasileira localizada nos municípios de Guatambu e Chapecó (no oeste catarinense)  sendo composta por duas áreas separadas entre si, uma em cada cidade (distantes aproximadamente 32 km uma da outra) e com uma área total de 1.606,60 hectares.

Sua administração cabe atualmente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Com uma vasta área nativa, seu bioma é constituído de floresta com araucária e floresta estacional e sua vegetação é composta por pinus, eucaliptos, erva mate, e outras espécies nativas.

A visitação pública (recreação, lazer) está suspensa, devido à falta de estrutura adequada. Porém, a visitação com finalidade de estudo, pesquisa e educação ambiental continua sendo realizada mediante prévio agendamento para grupos organizados, sendo a visita constituída por uma apresentação sobre a Unidade e o caminhamento em uma trilha.

          O acesso à sede da FLONA Chapecó é feito por via terrestre, partindo-se do centro de Chapecó e percorrendo-se aproximadamente 6 km por vias municipais e mais 11 km pela rodovia BR/SC-283 (Estrada Chapecó – São Carlos) em direção oeste.
 

Informações

Onde: Estrada Chapecó / São Carlos

Contato: (49) 33910510 | flonachapeco.sc@icmbio.gov.br

Site Instituto Chico Mendes

Texto: J.T. | Descubra Chapecó

Fonte: Flona Chapecó