ITÁ

          Situada no vale do Rio Uruguai (um dos principais rios de Santa Catarina) e com pouco mais de 6 mil habitantes, Itá foi fundada em 1870 porém somente em 1950 teve sua emancipação político-administrativa, tornando-se município.

Antes de se tornar um destino turístico, Itá vivia de comércios locais de produtos como uva e cachaça e seus derivados (açúcar, rapadura, marmelada, melado e o bagaço da cana).

        Porém, com a criação da Usina Hidrelétrica de Itá,  em 1997, a cidade foi reconstruída a uma maior altitude. As famílias foram indenizadas e a cidade repaginada, tornando-se um polo turístico da região com termas e atrativos aquáticos e rurais.

A cidade (antiga cidade) foi totalmente submersa pelas águas do lago da Hidrelétrica, restando apenas as torres da igreja para cima da água, hoje o símbolo da cidade.

          A “Nova Cidade”, construída 5 km acima,  foi totalmente planejada. Conta uma estrutura urbano linear que atravessa toda a cidade de leste a oeste até a Usina e com estradas de ligação ao interior do município.

A mudança e história da cidade despertou o município para o turismo, que hoje conta com várias opções de passeio, incluindo atividades aquáticas, explorando suas águas termais.

 

📍 Itá, em Tupi, quer dizer "Pedra" 

📍 O que Fazer | Pontos Turísticos de Itá:

➡️ Usina Hidroelétrica:

Mais aqui.

 

➡️ Torres da Igreja Antiga:

As torres da antiga Igreja Matriz São Pedro são as únicas estruturas que ainda restam da antiga cidade de Itá que foi inundada pela represa Lago da Usina Hidrelétrica e hoje encontra-se a fundo das águas do Rio Uruguai. A noite as torres recebem iluminação especial e tudo fica ainda mais bonito.

*A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, foi fundada em 1936 e a construção do prédio com as duas torres ocorreu no ano de 1956. 

➡️ Caminhão Wabco:

Foi um dos caminhões utilizados na construção da Usina, após a conclusão, foi doado por uma das empreiteiras em 1999.

Encontra-se exposto ao lado do Centro de Informações Turísticas de Itá, localizado no trevo de acesso ao município.
Detalhes do Caminhão:

Marca: Wabco

Modelo: W-50

Ano: 1973

Peso: 33.500 Kg

Capacidade de carga: 50 toneladas

Potencia: 700 HP

Bitola de Diâmetro dos pneus: 2 metros

➡️ Mirante Caracol:

Com aproximadamente 650 metros de altitude, o mirante caracol oferece uma vista lindona da maior parte da cidade, do lago formado pela água represada do rio Uruguai e da Usina Hidrelétrica Itá.

Seu nome dá-se pelo fato da estrada de acesso ser em forma de espiral. Assim, durante o trajeto até o ponto mais alto, pode-se apreciar todo o encanto do lugar e chegando ao topo, a visão que se tem entre os dois Estados (SC e RS) é simplesmente maravilhosa. A sensação do vento tocando o rosto é uma experiência realmente prazerosa e inesquecível.

➡️ Porto de Itá

➡️ Praça Central

➡️ Passeio de Buggy

➡️ Passeio a Cavalo

➡️ Empório do Mirtilo

➡️ Prainha:

A Prainha foi cuidadosamente projetada para você desfrutar de um banho no lago da Usina Hidrelétrica Itá, com uma faixa de areia de  aproximadamente 2 mil m², banheiros, bar, rampa, trapiche e área de estacionamento.
Conta ainda, no período de alta temporada,  locação de pedalinhos, jet ski e passeios de barco com a chalana, além de contar com uma embarcação Capitão Itá para passeio pelas águas do lago (Passeio de Lancha - abaixo).

➡️ Tirolesa:

Com 1.780 metros  metros de extensão, é a terceira tirolesa com maior percurso da América do Sul.

O percurso inicia no centro da cidade de Itá e finaliza na Prainha.

Contato: contato@itaecoturismo.com.br | (49) 3458 2022

*A Tirolesa não funciona às segundas-feiras.

*Mais detalhes sobre a Tirolesa aqui.  

➡️ Parque Zoobotânico:

O visitante poderá caminhar por mais de 1.800 metros de trilhas pavimentadas, devidamente sinalizadas onde encontrará espécies vegetais e animais catalogadas. As trilhas possuem pontes pênseis, em passagem sobre vales e córregos d’água, onde encontrará algumas curiosidades, tais como: o vale encantado; a bica d’água; o carneiro hidráulico, o mini monjolo, dentre outras.

Há também inserido no parque um Circuito de Arvorismo:  um percurso de aproximadamente 200 metros, possibilitando a contemplação plena da mata; dos animais e das aves nativas

 

➡️ Passeio de Lancha:

Com capacidade para 10 pessoas (mínimo 4 e máximo 10), a Lancha sai da prainha de Itá diariamente

Contato: (49) 98809 4673 | alinecasasola3@gmail.com

➡️ Passeio de Escuna

Com capacidade máxima de 15 pessoas, a escuna sai do Porto de Itá e segue até próximo a barragem da usina e as Torres da Igreja, que foram preservadas do alagamento.

O passeio percorre aproximadamente 10 km e dura cerca de 1h.

Contato: (49) 99994 53 42

*Horário de saídas a combinar

➡️ Passeio Temático

Passeio temático no lago da Usina Hidrelétrica Itá dsaindo da prainha com vista do pôr do do sol na barragem e visitação às Torres iluminadas da Igreja da cidade velha de Itá, com show de fogos e outras atrações.

Reservas antecipadas para grupos, empresas ou individual: (49) 99135.7164 / 98898.8000 ou 3458-1171
passeiodebarcoita@vupt.com.br
*Passeios diários, saída na prainha. 

➡️ Thermas de Itá:

O Complexo Turístico Termas de Itá, foi inaugurado em 12 de novembro de 2004. O Parque possui uma área de 95.000 m² e conta com piscinas cobertas e piscinas externas.

Informações

Onde: Aproximadamente 70km de Chapecó

Contato: (49) 3458-9500 | ita@ita.sc.gov.br

Site da Prefeitura de Itá

Texto: J.T. | Descubra Chapecó

Fonte: Prefeitura de Itá