PASSEIO DE LOCOMOTIVA EM PIRATUBA

          Em uma locomotiva americana de 1913 movida a vapor, é possível - com um certo romantismo - reviver um pouco a história do país, quando o progresso chegava pelos trilhos.
          O passeio de Maria Fumaça inicia na cidade de Piratuba (SC) e vai até a cidade gaúcha de Marcelino Ramos  (RS)(aproximadamente 25km). Pela histórica Ferrovia do Contestado, inicialmente chamada de Estrada de Ferro São Paulo, turistas têm o privilégio de desfrutar de uma viagem tranquila, apreciando a natureza às margens do Rio do Peixe, na estrada de ferro construída em 1910. O ponto ápice do passeio é a travessia do rio Uruguai, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, através da centenária ponte metálica de 455 metros de extensão, 
O passeio é acompanhado por guias, que durante o trajeto contam a história da Ferrovia. 
          Ainda na Estação já é possível conhecer um pouco da história através de antiguidades utilizadas pelos ferroviários, ferramentas da construção da ferrovia, maquetes e outros objetos da época em que a Maria Fumaça era o principal meio de locomoção de passageiros e de cargas. 

📍 O percurso ferroviário tem 25 km, sempre acompanhando a margem esquerda do Rio do Peixe, passando pelas localidades de Auto Maratá, Distrito de Uruguai, Volta Grande e a grande ponte do Rio Uruguai.

Onde: Piratuba (SC)
Contato: (49) 3553-1121 |  9.9121-7700 | piratuba@abpfsc.com.br
Site da Associação Ferroviária