MARCO DA PAZ

          Sendo uma homenagem à cidade-irmã colombiana: Medellin, o "Parque Medellin" por si só já passa uma mensagem de solidariedade entre os dois países (Brasil e Colômbia). E para reforçar esse sentimento há nele: o Marco da Paz.

          Inaugurado em dezembro de 2017, o Marco da Paz - no Parque Medellín – é um monumento pela promoção da Paz entre os homens. Uma homenagem a todos os homens que trabalharam e trabalham em prol à paz mundial.

O monumento de Chapecó é o 30º construído no mundo, e com seus 10,80 metros é o maior construído até hoje.

Idealizado pelo italiano *Gaetano Brancati Luigi, que nascido durante a Segunda Guerra Mundial busca lembrar aos homens dos cincos continentes a necessidade da Paz e a promessa de um mundo melhor,  o Marco tem a forma de um arco com um sino que representa a música da paz dos anjos e o arco a vida. Sua instalação em todos os continentes representa a fraternidade entre os povos.

 

📍 O Arco mede 10,80 metros de altura e seu Sino tem 450 quilos

📍 *Gaetano L uigi nasceu em 1937, na Itália. Vivenciou a Segunda Guerra Mundial e seus horrores, que causaram, aproximadamente, 50 milhões de mortes. Em 1945, com oito anos, escutou sinos ecoarem por toda Europa, anunciando o fim da guerra. Neste momento, todas as famílias correram para a praça, onde milhares de pessoas gritavam paz. Neste dia histórico, Luigi teve então a ideia de criar algo que cativasse os povos e os levasse para o caminho da paz. Em 1949, com 12 anos, foi para a Argentina e, alguns anos depois, veio para o Brasil.
Em 1999, percebendo a ausência do toque do sino da igreja do Beato Anchieta, no Pateo do Collegio, em São Paulo, Luigi, com o apoio da Associação Comercial de São Paulo, colocou um novo sino na torre da igreja. Criou-se, assim, o 1º Marco da Paz. A partir desse momento, o sonho que Luigi guardou por mais de 55 anos começou a transformar-se no que é hoje o Monumento Marco da Paz. Gaetano Brancati Luigi foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2015.

“Como a Paz é uma palavra curta, mas forte, poderosa e necessária, cada ser humano pode carregá-la consigo na mente e no coração.”

- Gaetano Brancati Luigi

 

Informações

Onde: Parque Medellin (R. Olibio Nicknich – Loteamento Avenida)

Quando: Todos os dias

Valor: R$ 0,00

Site oficial do Marco da Paz

Texto: J.T. | Descubra Chapecó

Fonte: Marco da Paz.org