MUSEU DE HISTÓRIA E ARTE

          O prédio que hoje conhecemos como Museu de História e Arte, já abrigou a Prefeitura da cidade, a Câmera de Vereadores e também a sede da Comarca de Chapecó. Sua construção teve início entre 1944 e 1947, durante a gestão do Prefeito Serafim Enoss Bertaso e hoje é patrimônio Tombado e um dos símbolos da cidade.

Maio de 2002: Tombamento Parcial

Novembro de 2007: Tombamento Definitivo.

          O espaço do Museu é dividido em dois acervos distintos:

➡️ Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC)

➡️ Museu Antônio Selistre de Campos (MASC)

          📍 O Museu de História e Arte remete à cultura regional, abrangendo acervos datados do início do século XX até os dias atuais. Apesar do tamanho restrito, é bastante informativo e conta com uma boa estrutura, com objetos antigos da colonização e história da região, informações interessantes e exposições pontuais, , incluindo documentos e fontes primárias indispensáveis ao desenvolvimento de estudos e projetos de pesquisa.

Tem como intuito preservar a memória da história e da arte de Chapecó, além de instigar o estudo e a pesquisa sobre o assunto no município e na região.

É composto por espaços expositivos que buscam problematizar a História e a produção artística do Oeste Catarinense, e em especial da cidade de Chapecó. Conta também com uma composição de objetos de caráter histórico, artístico, etnográfico e antropológico e de diversas tipologias: documentos textuais (livros, folhetos, periódicos), iconográficos (fotografias, desenhos, gravuras, pinturas, esculturas), cartográficos (mapas e plantas), mobiliário e industrial (máquinas, ferramentas, utensílios diversos).

          📍 O Museu Antônio Selistre de Campos é composto por acervos arqueológico e etnológico, de grupos caçadores-coletores e ceramistas e das etnias Kaingang e Guarani Mbya, reunidos pelo Juiz Antonio Selistre de Campos, quando este era o titular da comarca de Chapecó durante as décadas de 30 e 40.

Possui um importante acervo de arqueologia, retratando costumes dos índios e colonizadores através de objetos e fotos.

 

Informações

Onde: Avenida Getúlio Vargas, 17N - Centro

Horário: 3ª à 6ª, das 09h às 17h

sábados, domingos e feriados das 14h às 17h

Contato: (49) 3321-8509

museu@chapeco.sc.gov.br | museutecnico@chapeco.sc.gov.br

Valor: R$ 0,00

Texto: J.T. | Descubra Chapecó

Fonte: Prefeitura de Chapecó