16 de maio: Dia dos Garis

Estamos sempre correndo de um lado para o outro que muitas vezes esquecemos de simplesmente “enxergar o todo” em nossa volta.


Já nos acostumamos com nossas ruas e calçadas sempre limpas que esquecemos de que para que tudo esteja no seu devido lugar é necessário que alguém faça.

Alguém que todos os dias trabalhe duro para nos proporcionar uma cidade limpa, organizada e mais bonita.


INDISPENSÁVEIS em nossas vidas, os responsáveis por isso são os Garis.

E hoje é um dia especial, pois hoje é o dia deles! 💚


E pensando nisso, aproveitamos para conversar com o Seu Jair e a Dona Mariza, nossos amigos e responsáveis pela limpeza da nossa região e, compartilhamos aqui com vocês um pouquinho da história deles.


Então que tal todos "desacelerarmos" um pouco da nossa correria para hoje - especialmente - parabenizar quem tanto merece?


Aqui vai o nosso PARABÉNS e MUITO OBRIGADA a todos os Garis!!

(Em especial ao Seu Jair e a Dona Mariza) 💚



Seu Jair da Silva - ou apenas “Pelé” que é como é conhecido - é natural de Gramado mas Chapecoense de coração..

Há 10 anos como Gari, Seu Jair é só sorriso!

Sempre alto astral e dedicado em seu trabalho, com seu carisma faz amigos por onde passa.


➡️Seu apelido “Pelé” surgiu em uma copa do mundo na década de 80 por conta de seu conhecimento e amor pelo futebol, além da semelhança com o jogador Pelé.

Torcedor e apaixonado pela Chapecoense, frequenta os jogos muito antes de a Arena ser “Arena”, e inclusive após sua inauguração em 2009 - foi várias vezes convidado para entrar em campo antes do jogo começar - "Pelé” estendia a bandeira da Chapecoense no campo e com sua estátua da Nossa Senhora Aparecida fazia suas orações.





Dona Mariza de Oliveira da Silva é natural de Chapecó e de seus 56 anos, “há 11 está na vassoura” – brinca ela.

Mulher determinada, batalhadora e esforçada, Dona Mariza mora no bairro Expoente. Possui 11 filhos e 1 neta que considera sua filha e em meio a tanta correria da rotina de trabalho, sempre arranja tempo para cuidar da casa e da família.

Divertida e um pouco tímida, encanta a gente com seu jeitinho singular. Seu carrinho de trabalho possui sempre tudo oque precisar e sua determinação e dedicação no trabalho são inspiradoras!









📍 CURIOSIDADES:

➡️ O Feminino de Gari é Margarida

➡️ O termo “gari” surgiu na época do Império, na cidade do Rio de Janeiro em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo serviço de limpeza nas ruas e praias da cidade do Rio de Janeiro. Assim, quando os cariocas lá no Rio de Janeiro queriam que as ruas fossem limpas depois que os cavalos passavam, eles chamavam os “garis”.


📍 Link da reportagem (Diário do Iguaçu) na integra sobre Pelé e a Chape, aqui.


Foto Pelé com Nsa. Senhora: Nadia Michaltchuk (Diário do Iguaçu)

Demais Fotos: Descubra Chapecó



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo