Fire Ball em nosso Céu!

O monitoramento e estudos de meteoros é uma área de pesquisa em Astronomia que tem crescido em todo o mundo e não seria diferente aqui na Terrinha (ainda mais com a vista espetacular do céu que temos!).

Há hoje em Chapecó três câmeras de monitoramento de Meteoros, em um total de oito que há em Santa Catarina (câmeras essas divididas entre as cidades de São Lourenço do Oeste, Nova Erechim, Videira, Turvo, Florianópolis e Chapecó) – todas ligadas à rede Exoss (Exoss Citizen Science Project).


📍 Exoss Citizen Science é uma organização sem fins lucrativos no Brasil com o objetivo de monitoramento e estudos de meteoros. O monitoramento de meteoros ao longo do tempo tornou-se significativamente importante para o estudo da natureza dos diversos fragmentos que bombardeiam a atmosfera terrestre diariamente e os estudos realizados pela rede de monitoramento contribui significativamente para organizações públicas e privadas voltadas para o estudo astronômico.

➡️ No Brasil há no total 80 câmeras e as capturas de todas as câmeras são disponibilizadas à Exoss em tempo real.

➡️ A Exoss tem trabalho em Chapecó desde 2015.

Na madrugada dessa Quinta-Feira (31/01) foi registrada pelas câmeras de Estação de Monitoramento de Meteoros de Chapecó – EMC1 – um Meteoro (Fireball)


📍Um Fireball (Bola de Fogo) é um outro termo utilizado para denominar um meteoro muito brilhante, geralmente mais brilhante que a magnitude -4, o que é aproximadamente a mesma magnitude do Planeta Vênus no céu da manhã ou da noite.


📍Temos em Chapecó um Instagram que compartilha mais informações a quem se interessa no assunto: Astronomia Chapecó.


Site Exoss | Exoss Imagens Ao Vivo | Instagram Astronomia Chapecó

➡️ Abaixo fotos a respeito:

Foto 1: Meteoro Fire Ball capturado pela Câmera EMC1 na Estação de Monitoramento de Meteoros em Chapecó


Foto 2: Câmeras da Estação de Monitoramento de Meteoros em Chapecó apontadas para o céu.

Foto 3: Imagem explicativa . Fonte: Exoss


Foto 4: Imagem explicativa . Fonte: Exoss


199 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo