SALTO DO YUCUMÃ

          Com aproximadamente 1,8 km de extensão e atingindo até 20 metros de altura, o Salto do Yucumã é a maior queda da água longitudinal do mundo. Trata-se de um conjunto de quedas d´água seguindo o curso do Rio Uruguai formado devido a uma falha geológica que varia de 90 a 120 metros de profundidade. Localizado entre o Brasil (Derrubadas\RS) e a Argentina (San Pedro\Misiones),  na língua tupi- guarani quer dizer Grande Roncador.

-No Salto do Yucumã, o Rio Uruguai serve de divisor entre Brasil e Argentina, não mais SC e RS como na terrinha

          Por ser localizado no eixo do Rio Uruguai, a melhor época de se visitar é em tempo de estiagem, pois o excesso de água do Rio compromete a visualização do salto.

e seu acesso ao Salto é feito pelo Parque Florestal Estadual do Turvo em Derrubadas e, para um melhor aproveitamento é importante entrar em contato com a administração do Parque antes de ir a fim de obter informações sobre o nível das águas.

          O Parque abriga muitas espécies ameaçadas de extinção, como onça-pintada, puma, cateto, anta, pica-pau-rei, a jacutinga e uru. São encontradas árvores com até 30 metros de altura, destacando- se o cedro, a grápia, a canjerana e o louro. Também existem diversas espécies de peixes, répteis, anfíbios, borboletas, insetos e fungos.

Informações

Onde: Derrubadas, Rio Grande do Sul

(Aproximadamente 200 Km de Chapecó)

Quando: 4a à domingo das 8h às 16h30

Contato: (55) 3616-3006 |  parque-turvo@sema.rs.gov.br

Site do Parque 

Texto: J.T. | Descubra Chapecó

Fonte: Parque do Turvo