USINA FOZ DO CHAPECÓ

          Instalada no Rio Uruguai entre os municípios de Águas de Chapecó (SC) e Alpestre (RS), a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, além de linda, possui quatro unidades geradoras de energia suficiente para abastecer mais de cinco milhões de lares.

          Conta com uma potência instalada de 855 megawatts e sua capacidade equivale a 25% do consumo de energia de Santa Catarina ou 18% do consumo do Rio Grande do Sul. 

A barragem da Usina tem 598 metros de extensão e 48 metros de altura e foi a primeira do Brasil a utilizar a técnico do núcleo asfáltico, comum em países da Europa e nos Estados Unidos. Seu reservatório tem uma área de 79,2 Km², dos quais 40,0 Km² correspondem à própria calha do rio Uruguai. Sendo assim, apenas 39,2 Km² foram inundados para a formação do lago, tornando a Foz do Chapecó uma das usinas com menor coeficiente área alagada/potência instalada do País.

          A detentora da concessão e responsável por sua administração e operação da Usina Hidrelétrica é a "Foz do Chapecó Energia", que mantém um programa de visitação gratuita à Usina.

O local, assim como a região que o cerca, é realmente bonito e vale o passeio. Saindo de Chapecó, dá para fazer bate e volta no mesmo dia.

 

*As visitas são realizadas preferencialmente às quartas-feiras, no período da manhã, com grupos de até 25 pessoas (não há um mínimo exigido), porém por questões de segurança, os visitantes devem ser maiores de 16 anos.

Informações

Onde: Estrada Alto Alegre, S/N - Zona Rural

Águas de Chapecó (SC) e Alpestre (RS)  (aprox. 60km de Chapecó)

Quando: Todos os dias. Porém para visitas deve-se consultar a Foz do Chapecó Energia

Contato: (49) 3325-1200

Site: www.fozdochapeco.com.br

Texto: J.T. | Descubra Chapecó

Fonte: Foz do Chapecó Energia